Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Alquimia dos Florais e Óleos essenciais nos Rituais faz diferença no processo de envelhecimento...


A Alquimia dos Florais e Óleos essenciais nos Rituais faz diferença no processo de envelhecimento...



  Desde o momento que nascemos começamos a envelhecer. Na idade adulta com o passar dos anos a pele envelhece, o cabelo embranquece, os olhos ficam cansados, o corpo declina mostrando os sinais do passar do tempo, dores físicas, dores emocionais, doenças, contabilizamos perdas mas, acumulamos experiências e lembranças que precisamos manter através da dinamização da memória e do cuidado para não sermos atingidos por algum 
tipo de demência.

  Precisamos procurar qualidade de vida através de quatro pilares: 
da alimentação saudável, atividade física, saúde emocional e força espiritual. O jovem de hoje precisa se cuidar para se tornar no futuro um idoso saudável.

  Ao longo da vida acumulamos boas experiências, mas também sofrimento, precisamos trabalhar nosso viver tomando iniciativas contrativas e saudáveis e uma delas é a Terapia com Essências Florais que primariamente cuida do emocional (do pensar, do sentir) que afeta relações e comportamentos. Essências florais como o Holly,o Gorse e o Star of Bethlehem são fundamentais que trabalham a abertura do coração para perdoar; a esperança; os traumas e abusos, estas três iluminam qualquer ser.

São flores cujas respectivas cores são: vermelho, amarelo e branco.  Afora estas mencionadas existem aquelas que atuam nas características 
individuais de personalidade e para as circunstâncias vivida.

Da Califórnia temos: Angel’s Trumpet especialmente para a deterioração física e morte; Angelica para proteção; Bleeding Heart para as perdas emocionais; Pentesmon para acessar a coragem para vencer os desafios; Sage para acessar a sabedoria contida nas experiências vividas, serenidade interior e muitas essências mais.

A Terapia Floral oferece em seus vários sistemas oriundos do exterior ou dos sistemas brasileiros como o de S.Germain  ou Minas, etc … oportunidades de tratamento e alcançar a paz,  a plenitude necessária para viver o passar dos anos da melhor forma.

As Terapias feitas com Florais de Bach. São muito usados em enfermaria geriátricas em asilos nos tratamentos e pessoas com mais idade e menos afortunados. Tem sido muito bom e tem trazido alívio físico e emocional aos pacientes.

  As essências Florais nem sempre são recomendadas pela medicina chamada legal, classe de médico alopatas, apesar de nenhum estudo ter demonstrado o contrário alguns  médicos  ainda não acreditam na medicina através de essência das plantas. Mas já tem uma pequena quantia que acredita que tudo que é puro e natural traz consequências boas, assim deve acontecer com os florais de Bach. 


Os remédios Florais são parte de uma terapia Vibracional que visa levar o individuo a equilibrar-se energeticamente e, Consequentemente, ao alívio ou dissolução dos seus problemas físicos e emocionais, gerados pelos seus estados de Espírito. Os florais usados de moo correto e apropriados em cada caso, permitem a abertura dos canais de energia, colocando a pessoa em contato com a sua alma, o EU SUPERIOR. Com essa atitude, dissolve-se o desequilíbrio energético de cada um, recuperando o seu Tônus vital perdido.

Os florais são gotinhas que podem ser tomadas por qualquer idade, em toda as fases da vida, sem nenhuma restrição:


gestantes, recém nascidos,crianças,adolescentes, adultos e idosos e até mesmo por animais.a Terapia Floral, você pode equilibrar as suas emoções tratando dos seguintes problemas:

Obesidade, depressão, ansiedade, insegurança, timidez, desânimo, baixa autoestima, angústia, insônia, pânico, stress, TPM, desatenção, tensão muscular, medo, culpa, menopausa, hiperatividade, déficit de atenção, agressividade, apatia, carência afetiva, ciúmes, desconfiança, cansaço físico, intolerância, distração, indecisão, egoísmo, enxaqueca, perfeccionismo, frigidez, hipocondrismo, vícios em geral, impaciência, inapetência, mágoa, luto, raiva, separação, alergia, solidão, teimosia, trauma, tristeza, adolescência, acne, conflito familiar, desilusão amorosa, fobia, imaturidade, mau humor, melancolia, pesadelo, rebeldia, rejeição, possessividade, pessimismo, irritabilidade, tensão pré - vestibular.



Quem é tratado com os florais vivencia uma sensação de felicidade interior e de liberdade perante a vida, pois a sua energia circula dentro dele de forma expontânea e harmoniosa pelos canais subtis do corpo. As Essências florais agem transformando medo em coragem, ódio em amor, magoas em perdão, indecisão em determinação, etc.

Não querendo diminuir o efeito homeopático dos restantes dos florais os meus rituais Terapêuticos. Incluem apenas os florais de Bach por possuírem uma energia natural, estável e pura.



Os meus rituais de florais ou Alquimia essencial. São feitas Anminese com questionários individualizados e específicos que se enquadram numa conversa. Uma técnica que permite despistar erros e desenvolver um plano terapêutico capaz que quando aplicado corretamente reduz em 50% o tempo necessário.
Diante de tantos recursos alternativos faz-se necessária a compreensão exata das propriedades e considerações terapêuticas de cada abordagem. É comum, as pessoas mostrarem certa confusão sobre a aplicação e até mesmo da origem e conceito básicos das essências florais e dos óleos essenciais. O objetivo deste artigo é oferecer um panorama que facilite esta compreensão através de um quadro diferencial das características da Terapia com Essências Florais e da Aromaterapia que faz uso dos óleos essenciais. Além disto, indicará o uso complementar das duas terapêuticas na harmonização da saúde e dos ambientes.

A indicação da essência ou do óleo mais adequado deve ser orientada por um profissional experiente na área, seja para o tratamento de pessoas ou ambientes 


Basicamente, compreenda-se: ESSÊNCIAS FLORAIS e ÓLEOS ESSÊNCIAS como pólos complementares de cura uma vez que as essências florais são harmonizadores sutis que atuam no nível emocional desencadeando o equilíbrio, atingindo o corpo físico e os óleos essenciais como equilibradores do sistema orgânico que também atuam no aspecto emocional. Assim, juntos formam uma parceria delicada no tratamento do CORPO e ALMA.

ESSÊNCIAS FLORAIS

As Essências Florais foram desenvolvidas pelo Dr. Edward Bach, um médico inglês, na década de 1930 cuja visão de homem é holística, ou seja, o homem é um ser total que contém em si a essência do todo. O homem vive em busca de sua evolução interior, do resgate de sua individualidade; deve seguir um propósito e não se permitir desviar de seu caminho por interferências alheias.

  Como ser total, o homem contém em si polaridades e deve procurar transformar suas qualidades negativas, seus defeitos em qualidades positivas, virtudes. A Terapia Floral compreende que a saúde é um estado de harmonia e que a doença é um sinal de desarmonia em qualquer um dos aspectos da totalidade do homem: físico, emocional, mental ou espiritual.


Assim, busca tratar o ser doente e não a doença de modo a resgatar seu equilíbrio e para tal, é considerado um método de auto conhecimento que compreende a responsabilidade pela auto cura. As Essências Florais são extratos líquidos sutis, adquiridos de flores silvestres de alta qualidade evolutiva, a partir de uma infusão solar em água pura. 

São geralmente ingeridos por via oral e usados para tratar profundas questões do bem-estar emocional e da integração mente, corpo e espírito. Agem pela ressonância vibracional das energias vitais provenientes da flor.



 Sua preparação envolve os elementos da natureza: sol, água, terra, orvalho e a percepção de suas qualidades curativas conta com a quinta essência, a sensibilidade de seu produtor. Dr. Bach deixou seu legado de 38 essências, acrescentando uma emergencial, amplamente conhecida: Rescue Remedy.

  Hoje, existem muitos sistemas florais espalhados pelo planeta e os estudos botânicos, terapêuticos e científicos ampliam-se cada vez mais. O efeito das essências florais em plantas e animais também é conhecido e utilizado como tratamento alternativo para situações tais como stress e reabilitação.

AROMATERAPIA


  O estudo do efeito terapêutico dos óleos essências e dos aromas naturais das plantas data de longa época, tendo sido utilizada como complemento da Medicina Védica Indiana e pela Medicina Chinesa. Assim, faz também sua passagem pelos rituais de saúde e espiritualidade na Grécia e Egito. Estas antigas civilizações usavam fragrâncias em templos para purificar a atmosfera e agradar os deuses. Os Romanos utilizavam os aromas em seus banhos. Hipócrates, "pai da Medicina" utilizava os óleos como remédios no combate a doenças e pragas. Na história do Cristianismo, o incenso e a mirra é citado como os presentes ao Menino Jesus e chegou ao ocidente no tempo das Cruzadas.

  Foi durante os séculos XVI e XVII que terapia com aromas se propagou. Na Inglaterra, Nicholas Culpepper passou a estudar o efeito das ervas e as propriedades químicas do óleo de planta. Na década de 1920, o químico francês René Gattefossé em meio ao progresso da indústria farmacêutica passou a usar o termo Aromaterapia, relevando o potencial curativo e terapêutico dos óleos essenciais.



A Aromaterapia utilizada realmente de modo terapêutico exige alguns requisitos: o óleo essencial deve ser puro e de alta qualidade para que possua princípio ativo em suas moléculas as quais chegam ao sistema límbico, centro das emoções.

Os óleos possuem propriedades curativas que atuam no sistema orgânico, emocional, mental e espiritual. Alguns óleos apresentam algumas restrições em seu uso devendo ser evitados em casos de hipertensão, epilepsia, primeiros meses de gravidez, pessoas alérgicas, distúrbios neuronais e nos demais casos, sendo bem administrados não são tóxicos.









Os óleos essenciais harmonizam sistemas e órgãos, restauram equilíbrio mente / corpo e fortalecem o sistema imunológico através de duas rotas principais: sistema olfativo e pele. Possuem efeitos: sedativo e calmante, estimulante ou antisséptico. Muitas são as formas de uso: através de banhos, inalações, massagens, compressas, bochechos, vaporizadores e sprays ambientais, diluídos em loções veículo tais como: óleo carreador ou cremes, shampoo, sabonete líquido ou simplesmente água no caso do spray. 



Normalmente indica-se misturar de 2 a 4 óleos com funções complementares e evitar o uso prolongado do mesmo óleo (14 dias) De acordo com os métodos de utilização observa-se que não devem ser ingeridos. O maior objetivo é trazer bem estar e equilíbrio.

  Os óleos podem ser classificados de acordo com seu grau de volatilidade / evaporação:
Alta volatilidade à leves: duram pouco (um dia) estimulam, energizam, revigoram Baixa volatilidade à básicos: duram mais tempo (uma semana) acalmam, sedam, relaxam Média volatilidade à evaporação intermediária efeitos balanceadores nos sistemas físicos do corpo: nivelam, equilibram, harmonizam.




  Fechando o artigo a junção entre os FLORAIS e os ÓLEOS ESSENCIAIS Nos meus RITUAIS são usados o trabalho com os chakras incluindo os florais e óleos essenciais em junção cada um em seu devido lugar. Cada caso é um caso por isso é feito anminese e o paciente avaliado para ter absoluta certeza da sua necessidade e após essa miniciosa elaboração é criado o ritual de acordo com a sua personalidade e necessidade. Por isso quis neste artigo informar sobre a diferença e a qualidade de cada um seja floral ou óleos essenciais a ALQUIMIA é feita com quem entende do assunto e sabe o que faz. Também são feitos rituais só para RELAXAMENTO onde são usados as essências mais maravilhosas e seus efeitos sedativos e relaxantes com todos os ativos digno de uma CÔRTE!

Terapeuta Holística Especialista em Criações de Rituais de SPA!

Ana Maria farias


Envelhecimento,spa,estética,moda,terapia,Holística,relaxamento,Criações,Rituais,óleos,essências,florais,artigo,corte,Alquimia,novela, massagem, ativos,natal,panetone.


Nenhum comentário:

Postar um comentário