Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DESVENDANDO OS CHAKRAS NAS TERAPIAS HOLÍSTICAS

                              

                 DESVENDANDO OS CHAKRAS 

                 NAS TERAPIAS HOLÍSTICAS!





Baseada em muitas pesquisas, estudos, e viagens busco o conhecimento para melhor oferecer a vocês.  Matérias com conteúdo de forma que você entenda o TEMPLO que é o nosso corpo, e a RIQUEZA que é a nossa mente. Os segredos que guardamos dentro de cada um de nós. Temos muito para aprender, viver, sentir, vivenciar experiências que o Criador deixou para todos nós seres Humanos lindos e cheios de Mistérios para ser desvendados a cada terapia.
A Medicina Tradicional cada vez mais se rende aos conhecimentos Holísticos, e hoje se sabe que existe uma grande influência dos Chakras no funcionamento do nosso sistema endócrino.

A palavra Chakra vem do Sânscrito e significa “roda”, “disco”, “centro” ou “plexo”. 

Nesta forma eles são percebidos como vórtices (ou redemoinhos) de energia vital espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Segundo a medicina holística os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através  deles, nosso corpo se manifesta mais intensamente no corpo físico. Temos centenas deles, porém existem 7 principais, que são os maiores e mais estudados. Cada um dos 7 chakras está ligado a uma glândula endócrina e os mesmos vibram energia na aura e no corpo físico do Homem.

Em cada um dos chakras existe uma vibração energética diferente e com cores distintas. Nas pessoas mais desenvolvidas espiritualmente, estas cores tendem a Sr bem definidas.

Irradiante e vibrantes já nas pessoas mais materialistas e menos espiritualizadas, segundo os terapeutas holísticos, as cores são menos vibrantes, opacas e mais acinzentadas.

Quando os chakras não se abastecem com qualidade e quantidade suficiente de energia vital, o corpo físico sente as consequências deste desequilíbrio, diminuindo suas secreções  glandulares e outras substâncias essenciais à saúde, levando consequentemente ao desenvolvimento de doenças ou disfunções.


Os 7  chakras são:




1° -  Chacra Raiz ( ou Primeiro Chacra)
Nome em Sânscrito:
MULADHARA (“Base e Fundamento”)
Cor: Vermelho
Vórtices: 04
Elemento: Terra
Mantra ou Som: LAM
Nota Musical: Dó
Correlação Física: Glândulas Supra-Renais









O chacra básico situa-se na base da coluna vertebral e tem quatro pequenos vórtices, de cor vermelha. Este chacra representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. Quanto mais aberto e vitalizado o chakra básico, mais elevada será nossa energia física (disposição). Este é o centro energético a sobrevivencia. É um chakra geralmente associado a recurso.

Econômicos, à capacidade de lidar com dinheiro, à  nossa independência em relação aos familiares (Pais, filos, avós, tios etc). Sentido de rumo da orientação na vida, entre outros fatores. Ele também regula a nossa capacidade de lutar pela realização dos nossos ideais. Também influência o sentido do cheiro. Condiciona o medo e o instinto de sobrevivência.
E o chakra Relacionado aos signos de Capricórnio e Câncer.

Câncer está ligado às nossas raízes emocionais e o Capricórnio ao estabelecimento de fundamentos concretos para aquilo que pretendemos realizar.

Assim como as raízes das arvores dependem de solidez e segurança, ambos os signos e o chakras estão sempre voltados para o medo. Este chakra bem desenvolvido da à pessoa condições de assumir responsabilidades sobre seu próprio destino. Quando inibido, esse chakra leva a pessoa a se fechar em seu casulo e torna-se arisco a contatos diretos que exponham seu emocional.

O primeiro chakra atrofiado torna-a pessoa uma fácil vítima da culpa e do medo, levando-a a reduzir seus objetivos e alcances. Quando a energia desse chakra flui sem empecilhos a pessoa é capaz de cordenar sonhos com realizações d maneira mais positiva.




2° - Chakra Umbilical (ou segundo chakra)
Características do Chacra
Nome em Sânscrito: SWADHISTANA
(“Morada do Prazer”)
Cor: Laranja
Vórtices: 06
Elemento: Água
Mantra ou Som: Vam
Nota Musical: Ré
Correlação Física: Ligado às Gônadas




O chacra umbilical  localiza-se na região do umbigo, sendo aberto para frente e também possui um vórtice posterior. Sua cor é laranja. É um chacra relacionado com a nossa capacidade de amar a vida. Relaciona-se também com a qualidade do amor ao sexo oposto que a pessoa é capaz de sentir. Se não estiver aberto pode ser responsável por medo de proximidade física, ou pela mente muito centrada na razão, que não permite que a vida seja mais prazerosa. É o chakra da reprodução. Governa a criatividade, e é o centro da energia sexual. Neles estão gravadas as memórias das censuras ou das brutalidades de que fomos alvo e dos traumas que dói resultaram , e o sentimento de culpa. Este chakra está associado aos órgãos sexuais, útero, ovários e próstata e influência o sentido do gosto. Condiciona as emoções.

Raras são as pessoas que exprimem  naturalmente através deste centro energético. O ambiente sociocultural em que evoluímos com todos os fantasmas e tabuns relativos a determinadas partes do nosso corpo, acabam por criar em nós sentimentos de culpabilidade e a rejeição das mesmas, recusar qualquer parcela de nós mesmos, julgando-a má ou inaceitável, tem como consequência a redução de energia nesses setores, os quais acabarão por se deformar ou se decompor.

Este chakra esta  sintonizado com os signos de Virgem e peixe.  Swadishara significa “Morada”. Nessa região mora o seu lado ZEM interno. Assim como o signo de virgem, esse chakra rege os intestinos, órgãos que filtram o que nos serve e devolve ao universo o que não nos é apropriado.  Quando ativado e harmonizado, proporciona uma infinita capacidade de discernimento é a qualidade essencial do seu lado ZEM e virgem e peixes são dos signos perfeccionistas e ai mora a constante elaboração, auto-estima, auto – aperfeiçoamento que o chakra quando acordado estimula.






3° - Chakra Plexo Solar (ou Terceiro Chakra)
Nome em Sânscrito: MANIPURA
(Cidade das Jóias)
Cor: Amarelo
Vórtices: 10
Elemento: Fogo
Mantra ou Som: Ram
Nota Musical: Mi
Correlação Física: Ligado aos Pâncreas











O chakra do Plexo Solar é  poderoso pois é o chakra da auto-expressão. É um chakra  relacionado ao nosso ego e à nossa personalidade. Ele representa a nossa relação com a vontade e o poder e é reconhecido como o centro destes dois fatores. A falta de equilíbrio é gerada quando estes fatores ganham uma importância exacerbada em detrimento de outros valores, como o amor e a doação, por exemplo. É o chacra regulador das nossas vontades de saber, aprender e comunicar. Desequilíbrios neste chacra podem gerar sentimentos de inferioridade, posse, ambição desmedida, inveja e ansiedade. Já o chacra equilibrado promove uma forte autoconfiança que independe do exterior. Este chakra Governa o sistema digestivo e assimilação, tanto dos alimentos como das emoções. Está associado ao estômago, baço, pâncreas, fígado e vesícula biliar e influencia o sentido as vista. É o centro de poder pessoal, “Ou da insegurança”, condiciona os sentimentos de raiva, ira e cólera.

Este chakra esta ligado aos signos de  “Áries” e” libra”

os dois signos impulsivos, capazes de se atirar na realidade como mariposas quando se sente atraída pela luz . Se o primeiro  chakra á a raiz da nossa árvore, o terceiro é a árvore em busca d um lugar ao sol. É um chakra ligado à auto – afirmação (Áries) e do general (Libra) e sempre forte de estímulos que pode ser canalizado para propósitos pessoais.






4° - Chacra Cardíaco (ou Quarto Chacra)
Nome em Sânscrito: ANAHATA
(Invicto ou Inviolado)
Cor: Verde
Vórtices: 12
Elemento: Ar
Mantra ou Som: Yam
Nota Musical: Fá
Correlação Física: Ligado à glândula Timo






É o chacra do Coração. O chacra Cardíaco é fundamental para nosso sistema de equilíbrio e rege os pulmões e o coração. É o chacra responsável pelos sentimentos de amor puro, assim como sentimentos de gratidão e generosidade. O sentimento de amor representado neste chacra não é limitado ao amor entre dois parceiros e sim um sentimento mais amplo, que abrange o amor ao ser humano e à vida. Bloqueado pode gerar sentimentos de egoísmo e ressentimentos.

Sua relação com o elemento ar é muito representativa da sua função em nosso equilíbrio. Estão-se ansiosos ou sofremos uma perda emocional é comum à sensação de falta de ar, assim como o gesto de colocar as mãos no coração, em busca de alento. Da mesma forma, o chacra cardíaco equilibrado traz confiança, com uma sensação de que podemos encarar a vida de frente, de peito aberto.

Também é o chacra responsável pela ligação entre os 03 chacras inferiores e os 03 chacras superiores, tendo a importante função de ser uma ponte entre os chacras mais elevados ou espirituais e os chacras da Terra.

É a sede do amor – próprio e do amor incondicional, do ódio, amargura e ressentimento, mas também do perdão e da compaixão. Da esperança e confiança.

É o chakra do equilíbrio ou desequilíbrio energético e emocional e ponto neutro de encontros de todos os outros seis.
Esta associada ao coração, sestema circulatório, pulmões, diafragma e influencia o sentido do tato.

Nele estão depositadas, energias discordantes, feridas causadas pelo nosso ressentimento em relação a terceiros ou nós mesmos. Enquanto nos recuzamos a perdoar o mal de que nos julgamos vítimas, essas feridas não sram. A tensão que muitos sentem nessa Zona, desde a menor pressão à mais forte dor, não desaparece enquanto essas energias não forem evacuadas ou dissolvidas.

Este chakra esta ligado a o signo de “Leão” e “Aquário”.

É o chakra do coração, sempre vivo em nossas relações amorosas (Leão) e de amizade (Aquário). Nesse chakra temos que decidir quanto à questão básica do leonino, se vivemos em função de nosso orgulho ou de nossa auto – estima. O coração tem também outra dimensão, a da coragem. A palavra “Coragem” vem do “core”, âmago, a mesma raiz do coração. É ai qu mora a coragem do revolucionário ou do rebelde ( Dimensões aquarianas). Uma visão otimista e positiva da vida (Leão) com visão humanista e noção de como relacionar-se com o outro preservando a própria liberdade e independência do (Aquariano).










5° - Chacra Laríngeo (ou Quinto Chacra)
Nome em Sânscrito: VISHUDDA
(“O purificador”)
Cor: Azul Claro
Vórtices: 16
Elemento: Éter
Mantra ou Som: Ham
Nota Musical: Sol
Correlação Física: Ligado à Tireoide









O Chacra Laríngeo está situado na região da garganta e sua cor é azul claro. É considerado o chacra da comunicação e também traz criatividade. Distúrbios neste chacra podem gerar medo da desaprovação e de fracasso na vida social, resultando muitas vezes em agressividade em relação aos outros.  Também influi em nossa capacidade de comunicação, podendo afetar a própria fala. Equilibrado, o chacra laríngeo traz verdade e clareza ao ouvir e ao falar, com uma comunicação construtiva, que visa o entendimento e o crescimento. É um portão de entrada para uma conexão mais profunda com uma consciência espiritual mais elevada.

 É geralmente a garganta, nuca, queixo, ouvidos e aparelho vocal e influência o sentido da audição. Oradores, Cantores, Políticos, Poetas etc. Tem geralmente este centro bastante desenvolvido.

Este chakra esta ligado aos signos de “Touro” e “Escorpião”. Localizado na garganta pode se dizer que o (Escorpião) á a Polaridade mais presente na nuca, forte de uma inacabável criatividade, enquanto (Touro) esta relacionado a parte da frente do chakra ligado ao senso estético, mais também à vaidade. Quem vive na superfície desses chakra tende a se preocupar com a forma e gerenciar sua vida de maneira conservadora e apegada.   Quem se torna consciente das camadas mais profundas do chakra, passa a ter uma capacidade infindável de avaliação da realidade desses chakra tende a se tornar obediente e um bom executor. Quem vive na parte essencial e posterior do chakra, mostra smpre enorme capacidade de superação e uma intensidade de compromisso com o que faz, que se torna o impossível em possível.





6° - Chacra Frontal (ou Sexto Chacra)
Características do Chacra
Nome em Sânscrito: AJÑA
(O Centro de comando)
Cor: Azul Índigo
Vórtices: 96
Elemento: Não tem
Mantra ou Som: Om
Nota Musical: Lá
Correlação Física: Glandula Pituitária (Hipófise)








O Chacra Frontal também é conhecido como o chacra do Terceiro Olho. Está intimamente ligado à nossa intuição, também chamada de visão interior. Ele está localizado no meio da testa, logo acima do nível dos olhos. Sua cor é o azul índigo. Seu som (mantra) é o Om, provavelmente um dos mantras mais conhecidos por ser utilizado não só no Reiki  como também na Yoga, aparecendo e sendo vocalizado em diversas músicas e meditações.

Desequilibrado, pode levar ao vício de drogas ou álcool, além de comportamentos de fanatismo. Também pode gerar uma fragilidade mental ou emocional, resultando em instabilidade na vida e falta de opiniões definidas.
O Chacra Frontal equilibrado aguça nossos sentidos e nos permite notar e acreditar em nossa intuição, tornando-a uma guia poderosa para a vida.

 Sentimos-nos mais conectados e mais seguros. Um sentido de liderança natural, que não é sustentado pelo orgulho, mas por uma certeza maior, inata e interna.  Conseguimos entender nosso papel na sociedade e no trabalho de forma a aproveitá-lo ao máximo.

Também é o chacra relacionado com as artes, a imaginação e a criatividade.
 E geralmente o conjunto de todos os sentidos permitindo a atenção de cada um ou do conjunto, em campos de frequências bem para além do considerado normal: Isto é permite percepção extrassensorial, é o antro da intuição e do inicio de espiritualidade.

Este chakra esta ligado aos signos de “Sagitário” e “Gemios”.

Como é o chakra da 3° visão ele esta ligada à intuição, à capacidade de lidar com os componentes sutis do que nos esta perto (Gêmeos) é distante (Sagitário) quando desenvolvido e harmonizado esse chakra, nos deixa objetivos e com denso de direção (sagitário) ao mesmo tempo em que nos torna capaz de traduzir o que a pessoa simples dizem que este chakra desenvolvido torna tudo possível para você. Basta queira as coisas e elas acontecem. Assim como  acontece com pessoas que se relaciona com Júpiter, Planeta de Sagitário. Será perigoso para quem desenvolve sem ter uma base emocional sólida, uma vez ele nos dá uma incrível capacidade de manipular o que nos rodeia (Gêmeos)é o chakra onde chegamos à base de transcender a mente.





7° - Chacra Coronário (ou Sétimo Chacra)
Nome em Sânscrito: SAHASRARA
(O Lótus das mil pétalas)
Cor: Violeta
Vórtices ou Pétalas: 1000 (972)
Elemento: Não tem
Nota Musical: Si
Correlação Física: Ligado à Glândula Pineal







Chakra conhecido como o Chakra das Mil Pétalas, pode também ser representado pela flor de Lótus. Situado no topo da cabeça, é o chakra da conexão com o Universo, da nossa identificação com o Criador, com o plano espiritual e cósmico. É o chakra da alma e da nossa conexão mais pura “pois”,  através dele, recebemos a luz divina.

Neste importante centro começamos a canalizar a energia Reik.  É o canal que nos conecta ao divino nos momentos de meditação e ampliação de consciência. Também ligado às experiências de clarividência,  mediunidade e telepatia.

É o responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando há bloqueio nesta importante via de luz e energia,  poderá acarretar em doenças nervosas, perturbações mentais, crises espirituais e até perda da nossa fé. Uma visão materialista da existência também indica uma disfunção no chakra coronário.
Bem desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência, e permite uma visão global do universo. É o chakra da espiritualidade.

A comunicação com a energia maior que rege o universo e o nosso eu superior.

Os seis primeiros chakras administram todas as nossas dualidades internas. Quando chegamos ao sétimo chakra experimentamos a dissolução de nossa noção de identidade e de todos os nossos valores, crenças, certezas, medos, desejos e todas as outras criações da mente e do EGO. Dessa maneira, esse chakra não se liga a nenhum planeta particular, uma vez que todos os planetas incorporam as qualidades de sua polaridade de algum eixo.

O sétimo esta ligado ao centro de nosso mapa astrológico, o lugar onde encontramos o constante equilíbrio e harmonia entre todas as nossas polaridades e facetas. Chegar à ele é experimentar a liberdade última possuem a um ser humano, a liberdade de todos as ilusões e a felicidade que lucidez em sua dimensão ampla e capaz de oferecer.

Segundo o Astrólogo e professor de Meditação Pedro Tornaghi.
A Astrologia e a Ciência dos chakras tem algo essencial em comum... Ambas lidam com vibração de diferentes intensidades e ritmos dessas “palpitações sutis” em nossas terapias.

Não estudo os componentes dos signos isso fica por conta dos Astrólogos. Mas procuro entender muito sobre o funcionamento e funções dos chakras e observar os chakras possibilita decifrar alguns dos mistérios – aparentemente indecifráveis dos signos.

Ao pesquisar vi que diferentes pessoas entendem que a relação entre chakras e signos tem lógicas e mapeamentos diferentes, o mais comum é a relação  SATURNO ao” primeiro chakra”,JÚPTIER  ao “segundo chakra”, MARTE em “Terceiro chakra”, VENUS no “Quarto chakra”, SOL  ao “Sexto chakra” A LUA no “Setimo chakra”. Dessa maneira, O Professor Pedro Tornaghi. Fala que  quanto mais lento o Planeta, ele estaria relacionado a um chakra mais “BAIXO” e quanto mais rápido, a um  chakra mais “ALTO”.

Fiquei impressionado quando o Professor Pedro Tornaghi Relatou que acompanhou por 25 anos um grupo de trabalho com chakras. Onde levantou o Mapa astrlogico de todos os envolvidos  e os acompanhou no dia a dia tentando perceber o que acontecia em seus mapas astrológicos e com a sua evolução na sensibilização e vitalização dos chakras. Ele chegou a uma conclusão que é mais efetiva na pratica,  na vida de quem trabalha seus chakras. Foram cerca de mil e seiscentos participantes nesses grupos e acredito que já seja hora de compartilhar as conclusões, que as pessoas devem experimentar,  desenvolver ou buscar a harmonia dos seus chakras, para que cada um tire suas  conclusões a parti das suas próprias experiências e viva melhor.





                  4 NIVEIS DE ENERGIA  3 QUALIDADE DE SABEDORIA
                                      7 LEIS DA NATUREZA HUMANA

ESPIRITUAL_______________________________ - CHAKRA  {Livre Arbítrio}


MENTAL _____________CRIATIVIDADE_________ - CHAKRA {Mente 
Racional} =(YANG)
                                                                          - CHAKRA 

{INTENSÃO} = (YIN)
EMOCIONAL_____________________FÉ________ - CHAKRA {Verdade} = (YANG)
                                                                          - CHAKRA 

{Consciência} = (YIN)
FÍSICO_______________HARMONIA___________ - CHAKRA {Ordem}= (YANG)
                                                                          - CHAKRA {Beleza} = (YIN)

Chakras Doentes:


Raiva/Depressão/Negativismo/Ódio/Baixa Auto Estima/Isolamento/ Medo/Despeço/ Julga/Mal Humor/Sofre/Amargurado etc.


Chakras Saudável:


Aceitação/Criatividade/Positividade/Amor Incondicional/ Tem Ação/ Não julga/ Se Entrega/Produtividade em Alta/Sonha Alto/Busca Realizações/Esta Sempre de Bem com a Vida.


- CHAKRA********SAHASRARA **CORONÁRIO*** {Parte Superior da cabeça}

- CHAKRA********AJÑA********TERCEIRA VISÃO** {Entre as Sobrancelhas}

- CHAKRA********VISUDDHA******FARIRGO******{Garganta}

- CHAKRA********ANAHATA********CARDIACO****{Acima do Coração}

- CHAKRA********MANIPURA*****UMBILICAL******{Centro do Plexo Solar}

- CHAKRA********SVADHISTHANA**SACRA********{Órgãos Reprodutores}
- CHAKRA********MULADHARA******RAIZ*********{Base da Espinha}

Terapeuta Holística Única no Brasil especialista em Montagem de Rituais de SPA Personalizado!

Ana Maria Farias

Terapias,Chakra,saúde,spa,estetica,laser,forma,natal,panetone,peru,Rituais,energia,doces,carro,sapato,Mente,lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário